Duas delas são o desenvolvimento front-end e back-end, duas maneiras distintas de programar que se complementam na programação de uma aplicação, desde sua estrutura interna até a sua interface gráfica. O programador Back-End define as regras da aplicação, sendo ele o responsável por construir as linhas de comando e, consequentemente, toda a lógica por trás do sistema, como a conexão com o banco de dados, com servidor etc. O front-end é a área responsável pela construção da parte visual do sistema. Isto é, das telas e elementos que a pessoa usuária utilizará para navegar e interagir com a aplicação. É também responsabilidade do front-end zelar por uma boa experiência de uso e por recursos de acessibilidade. Assim, o JavaScript passou a atuar não só do lado do cliente, em navegadores, mas também do servidor.

  • Nessa carreira o programador domina tanto a carreira Front-end (web
    ou mobile) quanto a carreira Back-end.
  • Após aprender a linguagem utilizada pelo framework – Python
    para Django, PHP para Laravel, JavaScript para Node.js/Express, Java para
    Spring ou C# para .Net, você estará apto para dar o último passo que é aprender
    o framework.
  • Na Tokio School, entendemos essa necessidade e oferecemos cursos de programação especializados que te preparam para enfrentar os desafios do mundo digital.
  • O mercado de tecnologia da informação, naturalmente aquecido pelo próprio avanço tecnológico no mundo, não deixa a desejar quando o assunto são novas oportunidades.

Esses são os nomes de produtos que um desenvolvedor backend examinaria ao implementar um banco de dados NoSQL. As linguagens de frontend utilizadas no desenvolvimento do lado do cliente têm um foco mais voltado para o cliente. Estas são as linguagens que a pessoa comum pensa quando qualquer tipo de desenvolvimento web é mencionado. É comum pensar que o desenvolvimento front-end bootcamp de programação pode ser mais fácil para quem está iniciando na carreira de tecnologia, já que o trabalho é mais visual e interativo. No entanto, a escolha de começar pelo back-end ou pelo front-end depende das habilidades e interesses pessoais de cada um. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos bastante utilizada para desenvolvimento de software em diversas plataformas.

Aprende a Programar: Autodidata vs Bootcamp vs Licenciatura em ciência da computação

Um conceito de extrema relevância para o Marketing Digital, o de SEO, depende muito do conhecimento de linguagens front-end e back-end, como HTML, Python (4ª mais usada segundo o Stack Overflow) e PHP. No contexto atual, podemos mencionar, por exemplo, a computação em nuvem como uma das tecnologias que mais gerou https://www.hojemais.com.br/andradina/noticia/geral/curso-de-cientista-de-dados-garanta-sua-estabilidade-no-mercado-de-trabalho demanda para profissionais web. A tecnologia de nuvem leva aplicações e sistemas para a internet, oferecendo-as como serviço a partir de um login, em vez de como um produto instalado em uma máquina. Enquanto isso, o JavaScript cuida da interatividade do site e da lógica de programação propriamente dita.

Segundo levantamento do Glassdoor, atualizado em 29 de dezembro de 2020, o salário médio de um desenvolvedor ou desenvolvedora back-end é de R$ 4.120,00. Em suma, tudo o que funciona precisa de uma estrutura interna, e tudo que é construído através da programação tem sua estrutura interna chamada de back-end. Nunca houve um momento na história da internet em que tantos dados foram enviados e recebidos pelos usuários como hoje. Ao desenvolver um aplicativo de compras, por exemplo, a capacidade inicial dele pode ser pequena, mas ao acompanhar o avanço do próprio negócio, é necessário que ele também seja tecnicamente capaz de receber mais e mais demanda. Bom, depende… Inegavelmente, como em qualquer profissão em TI o salário varia muito! O programador Full-Stack tem conhecimento tanto em Front-End quanto em Back-End.

Agora que você já sabe o que é programação back-end e front-end… por qual começar?

São linguagens que possuem afinidade com o hardware, mas que também facilitam o entendimento do código por parte da pessoa programadora. Desse modo, é possível listar, editar, deletar e registar novas informações. As linguagens ainda permitem criar mecanismos de segurança, que validam o acesso da pessoa usuária e verificam se ela possui permissão para efetuar as ações que deseja. Front-end developer é a pessoa que cuida da apresentação visual de um site. Em todas as áreas de conhecimento, uma pessoa com conhecimentos de front e back pode ser útil. No setor financeiro, no setor educacional e até mesmo no setor logístico.

  • Enquanto as duas primeiras são carreiras especializadas, a última é uma fusão entre as duas áreas-raiz.
  • É o Back-end que adiciona, busca, edita ou apaga as informações do banco de dados.
  • Já o Node.js é um ambiente de execução de JavaScript que permite executar código JavaScript fora do navegador, no lado servidor.
  • Portanto, é responsabilidade do front-end fornecer a estrutura visível aos visitantes de um site, assim como garantir a interatividade, tornando possível clicar, ler, ouvir e assistir todos os elementos de interface apresentados.
  • A linguagem está presente em diversos sistemas, principalmente sistemas operacionais e softwares desktop.

Por isso, para um uso mais avançado da linguagem, será necessário ficar à mercê delas. Para que uma máquina possa compreender essas linguagens é necessário fazer uso de um compilador, que traduzirá a linguagem de alto nível para a de baixo nível. Além disso, como ela interage diretamente com a máquina, é necessário ter conhecimento dos componentes de hardware que o computador possui e suas limitações. A verificação desse erro já libera o servidor de ter que tratá-lo na resposta, o que torna o processo de login ainda mais ágil. Apesar de serem igualmente importantes e estarem no mesmo universo, as atribuições são distintas. Por isso, é fundamental saber a fundo quais são as diferenças entre back-end e front-end.

Como aprender front-end?

Conhecimento tecnológico gratuito e conselhos de carreira para te ajudar a conseguir o emprego dos teus sonhos! Inscreve-te para receberes as histórias mais recentes diretamente na tua caixa de entrada. Simplificando as coisas, podemos dizer que uma página é capaz de funcionar sem o back-end, mas ela é mais limitada, o que não é necessariamente ruim.

programação back end e front end

Agora que você já conhece o significado desses termos
já é capaz de iniciar os estudos e se tornar um programador. Vamos dizer que você esteja voltando no site do Mercado Livre para fazer uma segunda compra. Na parte superior da tela já está aparecendo o seu nome e o seu endereço. Para aparecerem na tela significa que o Back-end foi até o banco de dados, buscou essa informação, entregou para o Front-end e o Front-end exibiu pra você. Muitas pessoas acham que para se tornar um programador Front-end é necessário ter boas noções de design. Em geral, o programador front-end utiliza linguagens como HTML, CSS e Javascript para criar estes códigos.

Eles são como os desenvolvedores geram belas interfaces, sites de alto desempenho e todos os elementos com os quais você normalmente interage ao visitar um site. Claro, mas é menos eficiente e exigiria que essa pessoa fosse treinada em muitas habilidades. Eles são subconjuntos de desenvolvimento de sites porque são únicos em suas habilidades. Isso torna mais fácil dentro da indústria encontrar as pessoas perfeitas para cada trabalho, ao invés de peneirar muitas pessoas que se dizem desenvolvedores, mas apenas significa que eles podem trabalhar em um lado.

  • Como vimos o Back-end é a camada principal, é ele quem dá inteligência para o software, processando os dados e executando tarefas.
  • Abaixo, listarei algumas linguagens fundamentais para o domínio de um estudante que deseja tornar-se um desenvolvedor back-end completo.
  • Além disso, há um termo chamado desenvolvimento full-stack, que se refere tanto ao frontend quanto ao backend.
  • As bases de dados não-relacionais incluem MongoDB, Cassandra, Neo4j, e Redis.
  • Muitos sites têm alguma combinação de HTML, CSS e JavaScript que funcionam todos em conjunto.